jueves, 7 de mayo de 2009

ATIVIDADE 1º ANO

01 - Relacionar as letras de música abaixo com as escolas literárias indicadas:

O trovadorismo faz parte das escolas literárias. Onde é subdividido em manifestações poéticas, que normalmente são denominadas de ‘Lírica trovadoresca”. Onde essa lírica trata de poemas produzidos para serem cantados e, essas cantigas são divididas em: cantiga de amor, cantiga de amigo, cantiga de escárnio e maldizer.


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ TrovadorismoO

DutraComposição: (Jair Amorin / Evaldo Gouveia)


Sonhei que eu era um dia um trovador

Dos velhos tempos que não voltam mais

Cantava assim a toda hora

As mais lindas modinhas


De meu rio de outrora

Sinhá mocinha de olhar fugaz

Se encantava com meus versos de rapaz


Qual seresteiro ou menestrel do amor

A suspirar sob os balcões em flor

Na noite antiga do meu Rio

Pelas ruas do Rio

Eu passava a cantar novas trovas


Em provas de amor ao luar

E via então de um lampião de gás

Na janela a flor mais bela em tristes ais



Logo de inicio a idéia que o texto passa é seria uma música comum, porém ao me colocar no lugar do eu-lirico, pude compreender que tem toda uma essência por traz desta obra. As rimas e até alguns recursos que os compositores utilizaram para dar um efeito sonoro me faz gostar ainda mais. Essa música é classificada como uma cantiga de amor, porque transmite algumas qualidades da mulher amada pelo eu-lirico.


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ Trovadorismo

QueixaCaetano

VelosoComposição: N.Siqueira / E. Neves

Um amor assim delicado

Você pega e despreza

Não devia ter despertado

Ajoelha e não reza


Dessa coisa que mete medo

Pela sua grandeza

Não sou o único culpado

Disso eu tenho a certeza


Princesa, surpresa, você me arrasou

Serpente, nem sente que me envenenou

Senhora, e agora, me diga onde eu vou

Senhora, serpente, princesa


Um amor assim violento

Quando torna-se mágoa

É o avesso de um sentimento

Oceano sem água


Ondas, desejos de vingança

Nessa desnatureza

Batem forte sem esperança

Contra a tua dureza


Princesa, surpresa, você me arrasou

Serpente, nem sente que me envenenou

Senhora, e agora, me diga onde eu vou

Senhora, serpente, princesa



Um amor assim delicado

Nenhum homem daria

Talvez tenha sido pecado

Apostar na alegria



Você pensa que eu tenho tudo

E vazio me deixa

Mas Deus não quer que eu fique mudo

E eu te grito esta queixa


Princesa, surpresa, você me arrasou

Serpente, nem sente que me envenenou

Senhora, e agora, me diga onde eu vou

Amiga, me diga...

Essa musica também é uma cantiga de amor, e o mais interessante é que no refrão o autor relaciona sua amada primeiro, a uma princesa e depois a uma serpente, sendo assim já se tem uma noção que o eu-lirico sofre com o desprezo de sua “mulher”. E outro fator que destaca a cantiga é a repetição de palavras, que produz um efeito sonoro evidente.


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ Trovadorismo

Sozinho
CaetanoVeloso
Composição: Peninha



Às vezes, no silêncio da noite

Eu fico imaginando nós dois

Eu fico ali sonhando acordado, juntando

O antes, o agora e o depois

Por que você me deixa tão solto?

Por que você não cola em mim?

Tô me sentindo muito sozinho!


Não sou nem quero ser o seu dono

É que um carinho às vezes cai bem

Eu tenho meus desejos e planos secretos

Só abro pra você mais ninguém

Por que você me esquece e some?

E se eu me interessar por alguém?

E se ela, de repente, me ganha?


Quando a gente gosta

É claro que a gente cuida

Fala que me ama

Só que é da boca pra fora

Ou você me engana

Ou não está madura

Onde está você agora?


Quando a gente gosta

É claro que a gente cuida

Fala que me ama

Só que é da boca pra fora

Ou você me engana

Ou não está madura

Onde está você agora?

Esse poema já é bem conhecido; e também faz parte do grupo dos cantares de amigo e um dos motivos que justificam esse fator é que mais uma vez o eu-lirico sofre por um amor não correspondido, com marcas evidentes da literatura oral (reiterações, paralelismo, refrão, estribilho

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ Trovadorismo

Incelença pro amor retirante(Elomar)

Vem amiga visitar

A terra, o lugar

Que você abandonou

Inda ouço murmurar

Nunca vou te deixar

Por Deus nosso Senhor

Pena cumpanheira agora

Que você foi embora

A vida fulorô

Ouço em toda noite escura

Como eu a sua procura

Um grilo a cantar

Lá no fundo do terreiro

Um grilo violeiro

Inhambado a procurar

Mas já pela madrugada

Ouço o canto da amada

Do grilo cantador

Geme os rebanhos na aurora

Mugindo cadê a senhora

Que nunca mais voltou

Ao senhô peço clemência

Num canto de incelença

Pro amor que retirou.

Faz um ano in janeiro

Que aqui pousou um tropeiro

O cujo prometeu

De na derradeira lua

Trazer notícia sua

Se vive ou se morreu

Derna aquela madrugada

Tenho os olhos na istrada

E a tropa não voltou



Como de prache, em cantigas de amigo predominam algumas características que são possiveis destacá-las.São elas: Há uma rima fato que proporciona efeito de musicalidade, o ambiente em que se passa essa situação é rural, poca subjetividade tambem se faz presente.

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02 - Selecione uma obra de arte que se relacione com o Classicismo e uma que se relacione com o Barroco. Apresente em que aspectos elas se aproximam e se distanciam.


http://media.photobucket.com/image/classicismo/jacintogomes/The_Picnic.jpg
Os termo classicismo também podem ser empregado a partir de uma mistura de definições de valores, como se arte greco-romana estabelecesse um padrão para toda a arte produzida posteriormente , e periodização histórica.Outra definição pode ser o classicismo como conjunto de caracteres estéticos, definindo o estilo cultural, artístico e literário de um período, por oposição ao barroco, ao romântico.


http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/imagens/id_moderna_barroco_13.jpg


Já o Barroco tenta conciliar duas concepções de mundo opostas: a medieval e a renascentista. Assim, valores como o humanismo, o gosto pelas coisas terrenas, as satisfações mundanas e carnais, trazidos pelo Renascimento, que era caracterizado pelo racionalismo, equilíbrio, clareza e linearidade dos contornos, fundem-se a valores espirituais trazidos pela Contra-Reforma, com idéias medievais, teocêntricas e subjetiva. Nasce então uma forma de viver conflituosa, expressa na arte barroca.

lunes, 4 de mayo de 2009

Análise do texto de Luís Fernando Veríssimo - O gigolô das palavras

Por Julyane Andrade


Luís Fernando, em sua obra “O gigolô das Palavras” nos traz a idéia do porque de sua profissão. Veríssimo intitula-se como o cafetão, mas um cafetão das palavras de nossa língua, aquele que alicia, que manda, que induz.

Quando ele inicia seu texto contando uma breve história pessoal Fernando discorre de maneira crítica e expõe seu ponto de vista, afirmando que a gramática é muito importante, mas não podemos e tão pouco, devemos nos prender a ela. O que fazer é colocar nosso ponto de vista sobre determinados assuntos e nos expressar de modo que outros entendam.

De certa forma Luís nos impulsiona usufruir abundantemente a gramática, mas deixa claro que o importante é se comunicar, brincar, se expressar e não nos tornarmos mais uma pessoa a passar pela Academia Brasileira de Letras e tirar uma foto de recordação, receber um diploma e mais a frente esperar que o português morra.

Um trecho do texto onde tudo o que ele diz e possivelmente é diz assim: “Sou um gigolô das palavras. Vivo à custa delas. E tenho com elas uma exemplar conduta de um cáften Profissional.” Geralmente essa atitude de vida não pertence a muitas pessoas, elas têm pouca intimidade com a gramática, porém é dela que tiram o sustento, a manuseiam como querem e precisam; que mais se vê nesse meio são artistas, compositores, escritores e poetas.
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